domingo, 19 de fevereiro de 2012

TEXTO para reunião de Pais


Liberdade X Limite


            A geração que lutou por maior liberdade agora se defronta com um mundo onde os riscos para os seus filhos são bem maiores que os de sua época.
            A geração atual está diante de muito mais risco do que há vinte, trinta anos atrás. O acesso as drogas ficou mais fácil, o índice de violência cresce a cada dia, o número de gravidez precoce entre adolescentes é crescente e, para complicar, as DSTs e a Aids estão cada vez mais próximas. Por essa razão, os pais se sentem tão confusos. Quando eram jovens, na década de 70, tinham idéias libertários, sentiam-se orgulhosos de terem ajudado a transformar conceitos culturais e sociais. Agora, quando é chegada a hora de educar os filhos, principalmente na fase adolescente, sentem-se perdidos entre a liberdade e o limite.
            Liberdade demais pode levar a erros; limites abusivos, também. Saber dosar a liberdade que lutaram para conquistar não é nada fácil e também não pode ser considerado um retrocesso. As situações sociais direcionam as atividades de cada geração. Se os pais de hoje percebem que uma educação conservadora é mais eficiente para seus filhos, apesar da ansiedade que esta tendência posa gerar, devem insistir sem com isso abandonar a fórmula mágica do bom senso.
            O diálogo, os acordos e as explicações devem sempre anteceder os castigos e as repreensões. Mas estes não devem ser abolidos, principalmente quando a “conversa” com o (a) filho (a) não funciona. A segurança a sensatez e o diálogo são as atitudes que, com certeza, não incidirão em erros por parte dos pais na educação dos filhos.

01.  Na sua opinião, é importante dar limites aos adolescentes? Por quê?
02.  O que representa o castigo atualmente?
03.  Quais são os temas mais importantes nas conversas entre você e seus filhos?
04.  Na sua opinião, qual é a forma mais eficaz de prevenir problemas no período da adolescência?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário