quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Debatendo sobre os problemas ambientais


- Debatendo sobre os problemas ambientais   
  • Procure discutir em sala de aula os problemas ambientais que atingem a escola e os alunos (poluição sonora, calor, poeira, falta de arborização etc.). 
  • Quais são os principais? 
  • Quais suas causas?
  • Como resolvê-los?
  •  É possível organizar uma agenda de ações a fim de melhorar a qualidade de vida na escola?


  • É importante tentar relacionar projetos educativos com os interesses dos estudantes e da comunidade. Na maior parte dos casos, os problemas podem ser relacionados e as soluções passam a ser comuns.
  •  Procure discutir em sala de aula os problemas ambientais que atingem a escola e os alunos (poluição sonora, calor, poeira, falta de arborização etc.). Quais são os principais? Quais suas causas? Como resolvê-los? É possível organizar uma agenda de ações a fim de melhorar a qualidade de vida na escola? É importante tentar relacionar projetos educativos voltados para o Cerrado com os problemas e interesses dos estudantes e da comunidade. Na maior parte dos casos, os problemas podem ser relacionados e as soluções passam a ser comuns.

 Pesquisando o lixo:
  •  O (mau) hábito de jogar papéis, restos de comida, plásticos e outros objetos no chão está infelizmente associado ao ser humano em qualquer parte. O raciocínio de algumas pessoas é: “Depois alguém virá para limpar essa sujeira!”. Além de o ambiente ficar visualmente muito mais agradável quando limpo, a sujeira favorece agentes transmissores de doenças, como ratos, baratas e inúmeros organismos microscópicos. Incentive seus alunos a utilizarem as lixeiras. O debate sobre o lixo pode envolver a matemática, para que os alunos percebam o “tamanho” do problema:

 (a) Considere o número de alunos de sua classe. Imagine se cada um jogasse um papel de bala no chão. Estimule seus alunos a calcular a área que seria suja na sala em um dia, um mês e um ano, partindo da área que ocupa um papel de bala. O mesmo pode ser calculado para volume e peso do lixo gerado. E para toda a escola? E para a cidade inteira?
 (b) A espécie humana tem uma enorme capacidade de produzir lixo. Estimule os alunos a calcularem o lixo produzido em casa ou na escola (se possível, separe o lixo em orgânico, reciclável e não-reciclável). Para onde é levado esse lixo e o que acontece com ele? Discuta com seus alunos o que é e qual a importância da reciclagem do lixo.
 (c) Se possível, organize um grupo para “cobrar” das autoridades coleta e tratamento adequado ao lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário