JUSTIFICATIVA
Recheado de tabus e pré-conceitos, a
sexualidade vem sendo um assunto pouco comentado pela maioria dos indivíduos de
nossa sociedade, principalmente pela geração passada que sentem vergonha ou
medo em abordar sobre as mudanças do corpo humano e relações sexuais.
Devido a essa falta de discussão e
reflexão sobre o tema, alguns ainda encaram a questão que envolve o sexo, como
algo proibido e polêmico, desvinculado da realidade. Dessa forma, as famílias
se recuam do seu papel de orientadora e rotulam tudo que se refere ao
desenvolvimento sexual do ser humano, como conteúdo para ser falado entre as
quatro paredes e/ ou entre grupos fechados. E a escola, “fecha os olhos” muitas
vezes, para a orientação dos alunos acerca da sexualidade, reforçando assim, as
barreiras entre a aprendizagem e atualidade.
Assim, a educação sexual cada vez mais
se distancia da prática pedagógica escolar. Sendo que, atualmente a escassez de
informação e conhecimento sobre sexualidade tem levado os adolescentes/ jovens
a ignorar o fato ou banalizá-lo através de atitudes inconseqüentes, capazes de
provocar, muitas vezes, danos irreversíveis.
Portanto, a interação educativa, enquanto
meio para a humanização e desenvolvimento da cidadania, deve procurar criar
situações em que o educando esteja consciente e reflexivo das transformações
físicas na puberdade, dos riscos da prática sexual sem proteção, da gravidez
indesejada, enfim de perigos que norteiam a vida sexual dos seres humanos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Enumerar
as diversidades de valores, crenças e comportamentos relativos à
sexualidade, respeitando às diferentes formas de opção sexual;
- Compreender
a busca do prazer como direito e uma dimensão da sexualidade humana por
meio de leituras e discussões diversas;
- Conhecer
e nomear corretamente as partes do corpo humano, valorizando e cuidando da
saúde, como condição necessária para usufruir do prazer sexual;
- Identificar
e repensar acerca de tabus e preconceitos referentes à sexualidade,
evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes;
- Nomear
as partes genitais do corpo, conforme as terminologias científicas a
partir de discussões e reflexões acerca dos “apelidos” dados aos mesmos.
PROCEDIMENTOS
- Participação
de palestras/ seminários, oportunizando discussões orientadas por pessoas
convidadas, explanando o tema;
- Realização
de Ciclo de debates, a partir de perguntas e respostas desenvolvidas
através de diversas leituras textuais e/ ou relatos de experiências;
- Exibição
e análise de filmes que explorem acerca do assunto abordado;
- Discussão
sobre depoimentos/ relatos de experiências;
- Leituras
de diversas tipologias textuais que proporcionem a construção do
conhecimento no campo da sexualidade;
- Entrevista
com profissionais de saúde e/ ou outros profissionais que enriqueçam,
através de exposições, as informações sobre sexo seguro, DST´s...
RECURSOS
- Livros
didáticos;
- Som,
CD e DVD;
- Revistas/
periódicos;
- Quadro
e giz.
AVALIAÇÃO
As mudanças corporais e o despertar da
sexualidade sempre foram questões que causaram dúvidas e/ ou curiosidades na
cabeça de muitos, principalmente, no início da puberdade. Mas, lidar com essas
transformações exige um cuidado muito especial e um conhecimento prévio acerca
do assunto. Dessa forma, a avaliação acontecerá em todos os momentos de
discussão e reflexão, observando
comentários, atitudes e participação nos debates que envolvem
relacionamentos sexuais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário