domingo, 19 de fevereiro de 2012

PROJETO SEXUALIDADE


JUSTIFICATIVA

Recheado de tabus e pré-conceitos, a sexualidade vem sendo um assunto pouco comentado pela maioria dos indivíduos de nossa sociedade, principalmente pela geração passada que sentem vergonha ou medo em abordar sobre as mudanças do corpo humano e relações sexuais.

Devido a essa falta de discussão e reflexão sobre o tema, alguns ainda encaram a questão que envolve o sexo, como algo proibido e polêmico, desvinculado da realidade. Dessa forma, as famílias se recuam do seu papel de orientadora e rotulam tudo que se refere ao desenvolvimento sexual do ser humano, como conteúdo para ser falado entre as quatro paredes e/ ou entre grupos fechados. E a escola, “fecha os olhos” muitas vezes, para a orientação dos alunos acerca da sexualidade, reforçando assim, as barreiras entre a aprendizagem e atualidade.

Assim, a educação sexual cada vez mais se distancia da prática pedagógica escolar. Sendo que, atualmente a escassez de informação e conhecimento sobre sexualidade tem levado os adolescentes/ jovens a ignorar o fato ou banalizá-lo através de atitudes inconseqüentes, capazes de provocar, muitas vezes, danos irreversíveis.
  
Portanto, a interação educativa, enquanto meio para a humanização e desenvolvimento da cidadania, deve procurar criar situações em que o educando esteja consciente e reflexivo das transformações físicas na puberdade, dos riscos da prática sexual sem proteção, da gravidez indesejada, enfim de perigos que norteiam a vida sexual dos seres humanos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Enumerar as diversidades de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, respeitando às diferentes formas de opção sexual;
  • Compreender a busca do prazer como direito e uma dimensão da sexualidade humana por meio de leituras e discussões diversas;
  • Conhecer e nomear corretamente as partes do corpo humano, valorizando e cuidando da saúde, como condição necessária para usufruir do prazer sexual;
  • Identificar e repensar acerca de tabus e preconceitos referentes à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes;
  • Nomear as partes genitais do corpo, conforme as terminologias científicas a partir de discussões e reflexões acerca dos “apelidos” dados aos mesmos.


PROCEDIMENTOS

  • Participação de palestras/ seminários, oportunizando discussões orientadas por pessoas convidadas, explanando o tema;
  • Realização de Ciclo de debates, a partir de perguntas e respostas desenvolvidas através de diversas leituras textuais e/ ou relatos de experiências;
  • Exibição e análise de filmes que explorem acerca do assunto abordado;
  • Discussão sobre depoimentos/ relatos de experiências;
  • Leituras de diversas tipologias textuais que proporcionem a construção do conhecimento no campo da sexualidade;
  • Entrevista com profissionais de saúde e/ ou outros profissionais que enriqueçam, através de exposições, as informações sobre sexo seguro, DST´s...


RECURSOS

  • Livros didáticos;
  • Som, CD e DVD;
  • Revistas/ periódicos;
  • Quadro e giz.

AVALIAÇÃO

As mudanças corporais e o despertar da sexualidade sempre foram questões que causaram dúvidas e/ ou curiosidades na cabeça de muitos, principalmente, no início da puberdade. Mas, lidar com essas transformações exige um cuidado muito especial e um conhecimento prévio acerca do assunto. Dessa forma, a avaliação acontecerá em todos os momentos de discussão e reflexão, observando  comentários, atitudes e participação nos debates que envolvem relacionamentos sexuais.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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