domingo, 28 de março de 2010

Exercícios de análise morfossintática

1– Leia:

Os índios guaranis
Leia as orações, sublinhe os verbos e circule o objeto quando estiver expresso.
a) “Atualmente eles vivem em áreas das regiões sudeste, sul e centro-oeste”.
b) “Vestem roupas comuns [...]”
c) “Nessa ocasião, eles dão nome às crianças.”
d) “Plantam mandioca, milho amendoim, feijão, erva-mate e mamão.”
e) “Toda a família participa da confecção desse artesanato”.
f) “Além da agricultura e da coleta, os guaranis caçam [...]”
2– Classifique os verbos das orações do exercício anterior, colocando nos parênteses VI para verbo intransitivo, VTD para verbo transitivo direto, VTI para verbo transitivo indireto e VTDI para verbo transitivo direto e indireto.
a) ( ) b) ( ) c) ( ) d) ( ) e) ( ) f) ( )
3 – Complete o quadro apenas com o predicado das orações do exercício 1. Veja o exemplo.
Predicado
Classificação
Objeto direto
Objeto indireto
Adjunto adverbial
“Atualmente vivem em áreas das regiões sudeste, sul e centro-oeste.”
Predicado verbal
------------------
--------------------
Atualmente. Em áreas das regiões sudeste, sul e centro-oeste.
4 – Na oração do exercício 3, as vírgulas foram usadas para separar:
( ) os vários núcleos do sujeito composto.
( ) os vários núcleos do objeto.
( ) o objeto em ordem indireta.
( ) o verbo transitivo do seu objeto.
5 – Leia o poema e sublinhe os verbos da primeira estrofe.
Altos preparativos


João pica pão,
Maria mexe angu,
Teresa põe a mesa,
Tião limpa o chão,
Lia lava a pia,
Hugo tempera tudo,
Cida gela bebida,
Dasdores acerta as flores,
Fia tira fotografia
e um batalhão completa a ação.
Tudo no jeito,
Prontinho e perfeito
Pra posse do prefeito.


Elias José. Segredinhos de amor, pág. 32. São Paulo, Moderna, 2002.
Quantas orações há na primeira estrofe? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – O que o título do poema tem a ver com as ações dos verbos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Todas as orações do poema apresentam a mesma estrutura sintática, formada de:
( ) sujeito simples + verbo intransitivo + adjunto adverbial
( ) sujeito simples + verbo transitivo direto + objeto direto
( ) sujeito simples + verbo transitivo indireto + objeto indireto
8 – Observe todos os verbos do poema. Todos eles são:
( ) verbos intransitivos. ( ) verbos transitivos diretos.
( ) verbos transitivos indiretos ( ) verbos transitivos diretos e indiretos.
Portanto, todos eles possuem _________________________________________
9 – Complete adequadamente as orações com um dos verbos do quadro. Empregue cada verbo apenas uma vez.
Permanecer – ficar – parecer – continuar - tornar-se - ser
a) Aprender informática ___________________________ difícil.
b) Sua presença no evento _______________________ imprescindível.
c) O tenista _______________________ calado tempo todo.
d) Mesmo em nossa companhia, mamãe ___________________________ nervosa.
e) Com toda essa chuva, as árvores _____________________________ mais floridas e bonitas.
f) Marcelo ____________________________ um campeão.
10 – Os verbos com os quais você completou as orações, no exercício 12, s;ao:
( ) verbos de ligação ( ) verbos transitivos ( ) verbos intransitivos
11 – Coloque nos parênteses PN para predicado nominal e PV para predicado verbal.
( ) Eu estou aqui.
( ) Eu estou aborrecido com você.
( ) Fiquei contente com a minha nota de Matemática.
( ) Fiquei em casa durante todo o final de semana.
( ) Eduardo permaneceu fiel ao nosso compromisso.
( ) Eduardo permaneceu no local do acidente durante todo o tempo.
( ) Meu pai anda nervoso.
( ) Meu pai anda 6 km todos os dias.
( ) Os turistas continuaram o passeio, mesmo com a chuva.
( ) Os turistas continuaram encantados com as belezas naturais do Brasil.
12 – Leia.
Depois de horas flertando com a garota em um bar, a camarada finalmente parte para o ataque:
- Eu estive observando... você sabia que sua boca foi feita especialmente para mim?
- Não diga! Mas como você é romântico!...
- Não! Eu sou dentista.
Donaldo Buchweitz. 50 Piadas – Profissões.
São Paulo, Ciranda Cultural
a) Faça a análise da oração: “Eu sou dentista”.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 – Leia.
A estranha passageira
[...]
Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula:
- Para que esse saquinho aí? – foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em São Paulo.
- É para a senhora usar em caso de necessidade – respondi baixinho.
Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:
- Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?
[...]
Stanislaw Ponte Preta. Gol de padre e outras crônicas.
Coleção para gostar de ler, vol. 23, pág. 55. São Paulo, Ática, 1997.
Agora sublinhe os verbos das orações transcritas do texto e complete o quadro.
Oração
Morfologia
Sintaxe
Adjetivo
Advérbio
Adjunto adnominal
Predicativo do sujeito
Adjunto adverbial
1. “Afinal (ela) estava ali pronta”
2. “A coisa foi ficando ridícula”
3. “respondi baixinho.”
14 – Leia
Varíola
A varíola não causa mais mortes porque uma vacina permite seu controle, mas já fez muitas vítimas. [...] No Brasil, onde a varíola não era conhecida pelos índios, seu vírus foi responsável pelo extermínio de aldeias inteiras.
Folha de S. Paulo, 3/5/2003.
a) Faça a análise sintática da oração em destaque.
Sujeito ______________________________: _________________________________
Núcleo _______________________________: _________________________________
Adjunto adnominal ____________________________
Predicado ___________________________________ : _________________________________
Verbo na voz passiva ____________________________________________
Agente da passiva _______________________________
Núcleo do agente da passiva _________________________________
Adjunto adnominal do agente da passiva ____________________ (pelos – preposição per + artigo os)
Conetivo __________________ (pelos – preposição per + artigo os)
Adjunto adverbial de negação _________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário